institucional | cartão fidelidade | Convênios | Encarte | R. Humanos | RELACIONAMENTO | nossas lojas
Saiba como manter o pique e a saúde do começo ao fim do carnaval
Data de Publicação 18.02.2012 às 10:54
Não é fácil passar ileso do carnaval, principalmente para quem curte cair na folia, seja em blocos de rua, trios elétricos, clubes, festas particulares ou na avenida.

Quem quiser aproveitar esses dias de diversão com saúde pode seguir algumas dicas simples de comportamento, alimentação e sono que vão ajudar você a chegar bem à Quarta-feira de Cinzas (22).

O clínico geral Carlos Eduardo Pompilio, a nutricionista Lara Natacci e o preparador físico José Rubens D’Elia dão dicas para o seu corpo aguentar o samba madrugada adentro. Veja o que fazer antes de sair de casa, durante e depois da festa.

A dieta de quem se prepara para pular carnaval deve ser a mesma usada antes dos exercícios físicos. Duas ótimas opções citadas pela nutricionista são: uma massa integral com molho de tomate, carne magra e azeite de oliva, e um sanduíche integral com queijo magro, tomate e folhas de alface.

Lara Natacci também recomenda uma vitamina de fruta com ¼ de abacate para ganhar disposição. Tome de 1h a 2h antes de dançar.

Uma alimentação balanceada, segundo a especialista, garante energia para os momentos de atividade intensa e não sobrecarrega o intestino. Se você for sambar ou desfilar na avenida, redobre os cuidados. Essas medidas também servem para quem ficar na praia ou em outro lugar com alta temperatura.

Na hora da folia

Outras boas dicas, além das mencionadas no infográfico acima, são: aplicar soro fisiológico nos olhos e no nariz contra securas e irritações (se tiver conjuntivite, procure um médico), tomar isotônico se transpirar muito (uma garrafinha diária é suficiente) e não passar de três xícaras de café ou uma latinha de energético por dia. Para quem nunca tomou, meia lata basta.

Na tentativa de relaxar um pouco os músculos, D´Elia sugere que você deite e eleve as pernas acima do quadril. Também é importante dormir 8h por noite. Descansar durante o dia ajuda, mas não é fisiológico e o ciclo de vigília-sono acaba se invertendo, de acordo com o clínico geral.

Pompilio diz que remédios devem ser evitados, principalmente os anti-inflamatórios, que podem causar lesões gástricas e renais. Além disso, o excesso de ar-condicionado, o abuso de álcool e a falta de sono podem baixar a imunidade e facilitar o surgimento de infecções.

Já passada a curtição, a tática indicada pela nutricionista é compensar o abuso dos dias anteriores com hábitos saudáveis e uma dieta desintoxicante.

Faça um suco com maçã, laranja, gengibre, água de coco e uma folha de couve-manteiga. A clorofila de outros vegetais verde-escuros (como agrião, rúcula e brócolis) também ajuda a desinchar.

No período pós-carnaval, também evite bebidas alcoólicas, gorduras e produtos industrializados. Em caso de diarreia, mantenha uma alimentação livre de gorduras, fibras e leite ou derivados. E saiba que, em geral, esse problema é autolimitado e dura poucos dias.

Além disso, dê uma pausa para o corpo e modere na intensidade dos exercícios físicos. Contra dor de cabeça, analgésicos (como dipirona sódica e paracetamol) podem ajudar. Já quadros respiratórios (tosse, rinite e outras alergias) costumam melhorar sozinhos com hidratação e o afastamento de ambientes desfavoráveis.


Fonte
G1- Bem Estar

QUER RECEBER MAIS DICAS ?   CURTA A NOSSA PAGINA !



veja outras noticias...

As informações contidas neste site não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em nenhuma hipótese, a medicação prescrita pelo profissional da área médica. Somente o médico está em condições de diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado.




Formas de Pagamento
Redes Sociais
  
ITDStudio.com Web System e Design - © Copyright 2011 - All Right Reserved