institucional | cartão fidelidade | Convênios | Encarte | R. Humanos | RELACIONAMENTO | nossas lojas
Estimulantes de apetite para crianças
Data de Publicação 18.07.2012 às 14:36
Meu filho não come, doutor." Essa é uma das queixas mais ouvidas pelos pediatras de todos os tempos e hoje, em plena era de epidemia de obesidade, não é diferente. "Costumo dizer que as mães, mais até do que os pais, têm um olhar emagrecedor. Elas sempre acham que os filhos estão abaixo do peso, mesmo que sejam saudáveis", conta o pediatra Ruy Pupo Filho, autor do livro Como Educar Seus Filhos (Ed. Campus/ Elsevier).
E a maioria, ele emenda, pede a prescrição de fortificantes para estimular o apetite dos pequenos. Afinal, quem nunca ouviu uma avó ou tia comentando sobre os efeitos milagrosos desse tipo de elixir?Há cerca de um século os fortificantes têm o suposto poder de fazer milagres e, acreditam as pessoas, se não funcionarem, mal também não irão causar. Ao contrário do que se pensa, estimulantes de apetites não são substâncias inocentes e podem, sim, provocar efeitos colaterais perigosos se ingeridos sem necessidade.
O tipo mais popular de fortificante não passa de um composto de vitaminas, ferro e cálcio, em proporções que variam de acordo com a marca. E só funciona como estimulante de apetite, garantem os especialistas, se a causa da inapetência for alguma deficiência de nutrientes. Crianças anêmicas, por exemplo, podem se beneficiar. A ingestão de ferro corrige o problema e, como conseqüência, o apetite volta ao normal. Foi o que aconteceu com Nayara Vieira Duarte. Aos
10 anos ela torcia o nariz para quase tudo o que via no prato. Jamais gostou de arroz com feijão ou de vegetais, sempre evitou carne vermelha e leite. "O pediatra analisou a alimentação dela e receitou um composto de ferro e vitaminas", relata a mãe da menina, Nalci Vieira. Dois meses depois, ela conta, Nayara já parecia outra criança. "Além de comer uma maior quantidade de alimentos, passou a aceitar comidas diferentes, como frutas e verduras. "O problema começa quando entra em cena a automedicação. Ingerir suplemento de ferro sem necessidade provoca diversos efeitos colaterais.


Fonte
Abril Saúde

QUER RECEBER MAIS DICAS ?   CURTA A NOSSA PAGINA !



veja outras noticias...

As informações contidas neste site não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em nenhuma hipótese, a medicação prescrita pelo profissional da área médica. Somente o médico está em condições de diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado.




Formas de Pagamento
Redes Sociais
  
ITDStudio.com Web System e Design - © Copyright 2011 - All Right Reserved