institucional | cartão fidelidade | Convênios | Encarte | R. Humanos | RELACIONAMENTO | nossas lojas
Proteção solar e hidratação ajudam a retardar o envelhecimento das mãos
Data de Publicação 03.01.2013 às 11:25

Ao longo dos anos, colágeno diminui e a pele da mão vai ficando mais fina.
Exposição ao sol, cigarro e má alimentação influenciam no envelhecimento.

Passar protetor solar é regra para quem quer ter a pele saudável. Porém, a maioria das pessoas usa o produto apenas no rosto e esquece de outras regiões do corpo, como as mãos. Por isso, elas ficam mais expostas ao sol e perdem muito mais colágeno, o que as deixa com a aparência mais velha do que realmente são, como explicou a dermatologista Márcia Purceli no Bem Estar .

Além da exposição frequente ao sol, o cigarro e a má alimentação também contribuem para o envelhecimento precoce das mãos, portanto, é importante evitar esses dois hábitos e adotar o filtro solar como uma medida de prevenção. Fora isso, a hidratação também ajuda já que a pele seca faz aparecer ranhuras na pele.

Envelhecimento (Foto: Arte/G1)

Quem já sofre com o problema e acha que as mãos parecem ser mais velhas do que são pode recorrer a alguns tratamentos, como o preenchimento com ácido hialurônico. Nesse procedimento, é utilizado o mesmo ácido que preenche o rosto, mas mais denso, para durar mais.

De acordo com a dermatologista Márcia Purceli, cada aplicação custa de R$ 2 a R$ 3 mil e dura pouco mais de um ano. Para retirar as manchas, existem as opções de laser ou crioterapia, técnica que usa nitrogênio líquido para eliminar o pigmento.

Cabelos
O programa  deu dicas também para quem quer controlar o volume dos fios do cabelo. Existem três técnicas - a selagem, a cauterização e a cristalização - e todas elas podem ser aplicadas em cabelos enrolados, lisos, ondulados ou crespos já que não modificam a estrutura dos fios, como explicou o químico Celso Martins.

O que determina a escolha do melhor tratamento é a saúde do cabelo, ou seja, se passou por tratamento químico, aplicação de formol, se está ressecado ou frágil, saudável ou virgem. Após a aplicação da técnica, a saúde dos fios é recuperada e, dessa maneira, o volume é controlado.

Cabelos quebradiços ou danificados por processos químicos, por exemplo, podem recorrer à selagem que deixa o cabelo protegido e faz a cor durar mais. Para atingir o resultado esperado, não é recomendável fazer o procedimento mais de uma vez por mês. Quando atinge o efeito ideal, a pessoa deve fazer apenas o controle dos fios, ou seja, repetir a selagem a cada seis meses, hidratar e usar óleos nutrientes e vitaminas para o cabelo.

Já a cauterização é indicada para cabelos opacos, frizados e fracos por causa de técnicas como alisamentos. A técnica corrige e repara a estrutura externa dos fios e pode ser feita a cada 15 dias. Após ser atingido o efeito desejado, o procedimento pode ser repetido depois de meses e, durante esse período, o cabelo deve ser tratado com hidratação, óleos nutrientes e vitaminas.

Por outro lado, a cristalização repada danos internos dos fios e é o procedimento mais moderno. Indicado para recurar cabelos extremamente danificados por química, pode ser refeito a cada 15 dias.

É preciso cuidado, porém, com o uso de formol nos produtos utilizados nesses procedimentos. A Anvisa proibiu o uso da substância, mas alguns salões de beleza ainda utilizam. A dica é escolher um estabelecimento de confiança, ler os rótulos dos produtos e pesquisar os componentes. 

Outro problema que pode atingir o cabelo é a ponta dupla. Excesso de chapinha, secador, química, demora para cortar e falta de tratamento e hidratação são alguns dos fatores que contribuem para o surgimento dessas desagradáveis pontas nos fios.

A repórter Daiana Garbin foi conhecer a técnica chamada "corte bordado", que ajuda a tratar o problema. Além desse procedimento, o uso de silicone nos fios e o corte a cada 2 ou 3 meses também ajudam a prevenir as pontas duplas.



Fonte
Bem Estar

QUER RECEBER MAIS DICAS ?   CURTA A NOSSA PAGINA !



veja outras noticias...




Formas de Pagamento
Redes Sociais
  
ITDStudio.com Web System e Design - © Copyright 2011 - All Right Reserved