institucional | cartão fidelidade | Convênios | Encarte | R. Humanos | RELACIONAMENTO | nossas lojas
Higienização correta dos utensílios de cozinha previne contaminações
Data de Publicação 21.01.2013 às 12:03

A higiene é sempre importante, principalmente dentro da cozinha. Tábuas, potes e buchas podem acumular restos de comida que favorecem a proliferação de bactérias, como explicaram o infectologista Caio Rosenthal e o microbiologista Eneo Alves da Silva no Bem Estar .

Por exemplo, se uma pessoa colocar uma carne assada sobre uma tábua contaminada, ela pode ter intoxicação ou infecção alimentar. Em alguns casos, os anticorpos podem proteger o organismo dessas toxinas, mas nem sempre é bom contar com a sorte. Crianças e idosos têm menos anticorpos e são mais suscetíveis a esses problemas, por isso é bom reduzir o risco dentro de casa.

Bem Estar - Infográfico dá dicas para manter a higiene na cozinha (Foto: Arte/G1)

Para limpar alimentos e utensílios, os médicos recomendam usar uma colher de água sanitária ou hipoclorito de sódio para cada litro de água. Mas além da limpeza, é importante também observar o estado de conservação dos objetos.

No caso das tábuas, as fissuras são sinais de alerta porque são ambientes propícios para o acúmulo de restos de comida, que servem de alimento para as bactérias. Nesses casos, a higiene é ainda mais importante, mas o ideal mesmo é que a pessoa compre uma tábua nova.

As esponjas podem também ser contaminadas dessa maneira porque podem acumular restos de comida e gordura.

Segundo os especialistas, é comum encontrar coliformes fecais nas esponjas - por exemplo, se a pessoa lava a alface com a raiz, a terra desse alimento pode se concentrar na pia e, ao passar a esponja, as bactérias se acumulam. A limpeza deve ser feita com água fervente e jamais no microondas porque a esponja pode pegar fogo dentro do aparelho.



Fonte
Bem Estar

QUER RECEBER MAIS DICAS ?   CURTA A NOSSA PAGINA !



veja outras noticias...

As informações contidas neste site não devem ser usadas para automedicação e não substituem, em nenhuma hipótese, a medicação prescrita pelo profissional da área médica. Somente o médico está em condições de diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado.




Formas de Pagamento
Redes Sociais
  
ITDStudio.com Web System e Design - © Copyright 2011 - All Right Reserved