institucional | cartão fidelidade | Convênios | Encarte | R. Humanos | RELACIONAMENTO | nossas lojas
Atenção dos pais é essencial para proteger as crianças de acidentes
Data de Publicação 24.01.2013 às 11:01

Para os pais, o período de férias pode ser mais cansativo do que relaxante. Isso porque é nessa época que as crianças ficam em casa durante todo o dia se divertindo e brincando com os amigos. O Bem Estar  alertou para os cuidados com os pequenos para evitar que eles se machuquem durante as brincadeiras.

Dados do Ministério da Saúde mostram que as quedas com crianças entre 1 e 9 anos são a quinta causa de morte no Brasil, seguida de queimaduras e acidentes de trânsito. Segundo as pediatras Ana Escobar e Renata Waksman, para evitar isso, o principal é acompanhá-los na hora de brincar e prestar atenção em todos os momentos.

info querda (Foto: Arte/G1)

Os cuidados devem ser dentro e fora de casa. Nos parquinhos, por exemplo, as quedas representam as lesões mais graves, principalmente se a criança cair de um brinquedo que tenha mais de 1,5 metro. É importante, nesse caso, verificar se os equipamentos são apropriados para a idade do pequeno e se o piso é macio (de borracha ou areia). Além disso, é bom ficar atento a perigos como ferrugem, pregos expostos, superfícies instáveis ou quebradas. 

De acordo com a pediatra Renata Waksman, os pais devem evitar colocar roupas com capuz ou cordões nas crianças antes de irem ao parquinho porque esses adereços podem prender nos brinquedos. Brincadeiras com patins, skates e bicicletas devem ser sempre longe do trânsito e com capacete, que pode reduzir o risco de lesão em até 85%, evitando até mesmo o traumatismo craniano.

As médicas alertaram também para o uso do contensor, um objeto que parece uma coleira, mas que pode ajudar caso os pais estejam com a criança no meio de uma multidão. Para a pediatra Ana Escobar, o uso desse acessório é útil em situações específicas, onde os pais têm que desviar a atenção do filho em algum momento e correm o risco de perdê-lo. Porém, não se deve usá-lo em um simples passeio, momento em que os pais devem cuidar dos filhos e devem compartilhar o momento com eles.

Dentro de casa, também é preciso cuidado, principalmente na cozinha. Enquanto a mãe estiver fazendo comida, por exemplo, ela deve deixar a criança em outro ambiente. Uma opção para deixar o bebê em segurança é o cercadinho, que deve ser usado apenas quando não há como vigiar a criança em algum momento.

Por outro lado, os pais devem evitar completamente o uso do andador. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, esse equipamento só traz prejuízos e não há evidência de benefícios causados por ele. Além disso, o andador oferece riscos à segurança da criança, por isso não deve ser utilizado.



Fonte
Bem Estar

QUER RECEBER MAIS DICAS ?   CURTA A NOSSA PAGINA !



veja outras noticias...




Formas de Pagamento
Redes Sociais
  
ITDStudio.com Web System e Design - © Copyright 2011 - All Right Reserved