institucional | cartão fidelidade | Convênios | Encarte | R. Humanos | RELACIONAMENTO | nossas lojas
Caminhada é boa opção para quem quer começar a fazer atividade física
Data de Publicação 25.01.2013 às 11:16

Quem nunca disse que começaria na segunda-feira? Dar o primeiro passo para iniciar uma atividade física é sempre difícil, mas importante para ter qualidade de vida e uma rotina saudável. A dica do cardiologista Nabil Ghorayeb é começar pela caminhada para depois conseguir correr no futuro. Porém, é preciso começar devagar para evitar lesões e dores no corpo, como explicou o educador físico Gustavo Luz Távora no Bem Estar .

Para a representante comercial Cassia Lopes de Araújo, de 28 anos, a academia nunca foi o lugar mais agradável. Ela já se matriculou em várias, fechou planos de longos períodos, mas nunca conseguiu manter o hábito de se exercitar. Em julho de 2012, ela descobriu que estava com pressão alta, o que a fez perceber que precisa sair do sedentarismo.

Exercícios (Foto: Arte/G1)

A jovem, que vai se casar no próximo ano, aceitou o desafio do Bem Estar e topou começar a correr com a ajuda do aplicativo Eu Atleta. Começando nesta sexta-feira (25) suas mudanças de hábito, ela pretende estar pronta no dia 17 de março para percorrer os 5 km da Meia Maratona de São Paulo.

Segundo o cardiologista Nabhil Gorayeb, seja andar ou correr, qualquer exercício físico feito por, pelo menos, 30 minutos diários trará enormes benefícios para o coração. A caminhada é uma ótima opção para todos porque não exige treinamento, técnica, equipamentos ou instrutores. Já a corrida exige avaliação médica e tem mais riscos ortopédicos e cardiovasculares.

Para quem quer começar, é importante escolher locais ao ar livre, com sombra e longes da poluição. A hidratação é extremamente importante, portanto, não se deve ficar muito exposto ao sol e sem beber água. O calçado ideal com um bom amortecedor também é essencial para prevenir lesões

No caso da Cassia, que já rompeu o ligamento patelar do joelho, é obrigatório que ela tenha feito todo o tratamento e fisioterapia para poder se exercitar. Agora que ela já foi liberada pelo ortopedista, a dica para evitar novas lesões é optar sempre correr em locais com pistas regulares e fortalecer o músculo da coxa, que sustenta todas as estruturas do joelho.

A alimentação também é uma dúvida freqüente de quem começa a fazer exercício. Segundo a nutricionista Cristiane Perroni, a dica principal é nunca fazer atividade física em jejum. Antes, é bom comer carboidratos em porções pequenas e, depois, proteínas e carboidratos. Caso a pessoa treine sem se alimentar corretamente, ela pode ter hipoglicemia, desidratação e perder também massa magra.

Cãibras
A repórter Daiana Garbin acompanhou um jogo da Copa São Paulo de Futebol Junior e mostrou como os jogadores jovens sofrem com as cãibras. Segundo o educador físico Gustavo Luz Távora, no caso desses atletas, o problema pode ser causado pelo excesso de esforço associado à falta de preparo físico.

Muitas pessoas acham que a principal causa da cãibra é a falta de potássio, mas não é. Antes, vem a fadiga muscular. Ou seja, quando o músculo é muito exigido, mas não tem nutrientes para trabalhar, ele sofre algumas modificações estruturais que levam a uma acidose muscular. Para evitar as cãibras, o especialista recomenda tomar água de coco, comer banana e folhas verdes.

Se mesmo assim, a pessoa ainda tiver uma cãibra no meio do exercício físico, ela deve primeiro relaxar o músculo contraído e depois alongá-lo. No caso da corrida, é bom começar a diminuir o ritmo e caminhar com calma para tentar relaxar a musculatura.



Fonte
Bem Estar

QUER RECEBER MAIS DICAS ?   CURTA A NOSSA PAGINA !



veja outras noticias...




Formas de Pagamento
Redes Sociais
  
ITDStudio.com Web System e Design - © Copyright 2011 - All Right Reserved