institucional | cartão fidelidade | Convênios | Encarte | R. Humanos | RELACIONAMENTO | nossas lojas
Jeans apertado favorece corrimento e soja ameniza sinais da menopausa
Data de Publicação 22.03.2013 às 13:04
Especialistas esclarecem os mitos e verdades sobre a saúde da mulher.

São muitos os mitos e as verdades que rondam a saúde da mulher, desde se uma calça jeans apertada pode favorecer um corrimento vaginal até se consumir soja ajuda a melhorar os sintomas da menopausa.

No Bem Estar , os ginecologistas José Antônio Marques e Nilson Roberto de Melo tiraram várias dúvidas sobre ciclo menstrual, pílula, cistos e endometriose, entre outros temas.


A musculatura do assoalho pélvico funciona como uma rede que sustenta todos os órgãos. A flacidez dessa região pode ser causada por vários fatores, como sobrepeso, gestação (geralmente acima de três), disfunção hormonal, parto normal (se for feito um corte no períneo) e excesso de fortalecimento do abdômen.

A fisioterapeuta explica que a queda de hormônios provoca uma perda de fibras musculares, causando o enfraquecimento do assoalho pélvico.

Já o excesso de exercícios para o  abdômen pode provocar perda de urina porque a pressão na barriga empurra os órgãos para baixo.

Segundo Débora, os exercícios para a pelve ajudam no sexo e evitam que as grávidas tenham perda de urina, que o útero ou a bexiga desçam para o assoalho pélvico e que os idosos sofram com incontinência.

Os exercícios devem ser feitos pelo menos três vezes por semana. Faça 30 repetições de dois exercícios, contraia e relaxe a pelve. Depois, contraia novamente, segure por 10 segundos, relaxe a pelve e conte mais 10 segundos. Repita 30 vezes. Essa atividade pode ser feita em qualquer lugar: no banho, dirigindo, andando de bicicleta, etc.

Para saber como movimentar a musculatura da pelve, experimente cortar o xixi. Mas atenção: isso só serve para descobrir como deve ser feita a contração. Os exercícios nunca devem ser feitos durante o xixi, porque isso pode prejudicar a bexiga.


E, se você quiser aliviar os sinais da tensão pré-menstrual (TPM), que aumentam após os 35 anos, é indicado fazer atividade física, manter uma alimentação leve e evitar cafeína.

Em alguns casos, os médicos recomendam o uso da pílula anticoncepcional, porque ela ajuda a tratar a TPM e melhora a cólica.

Veja outros mitos e verdades sobre a saúde da mulher:

- A menstruação é necessária para limpar o organismo?
Mito. A menstruação é o resultado do funcionamento normal do organismo, mas existe muita confusão quando se trata da suspensão da menstruação por algum medicamento, como anticoncepcionais. Nesse caso, não ocorre acúmulo de sangue, que, portanto, não precisa ser eliminado.

- A menopausa pode causar ganho de peso?
Verdade. A menopausa é associada a outras alterações metabólicas que interferem no gasto calórico. O ganho de peso pode ser consequência desse metabolismo mais lento e, por isso, é recomendável a prática de atividade física e alimentação balanceada.

- É necessário passar o fundo da calcinha ou fervê-la para evitar doenças?
Mito. A higiene adequada, ou seja, lavar e secar bem a roupa íntima, já é o suficiente. Deve-se atentar, porém, para algumas alergias causadas por produtos químicos em pessoas sensíveis.

- Durante a relação sexual, na gravidez, o pênis pode machucar o bebê?
Mito. O bebê fica dentro do útero, protegido pelas paredes uterinas e pela bolsa d´água. Logo, não há contato com o pênis.

- A menopausa pode causar diminuição da libido?
Verdade. A menopausa é a diminuição da produção de hormônios no ovário. O que faz reduzir o desejo e as fantasia sexuais é a baixa produção de testosterona, hormônio masculino, pela mulher.

- Adolescentes não devem usar contraceptivos, pois terão redução da fertilidade no futuro.
Mito. As adolescentes, após a primeira menstruação, podem usar qualquer método contraceptivo sem repercussão em seu futuro reprodutivo.

- É possível usar pílula amamentando?
Verdade. Os contraceptivos usados no período da amamentação são exclusivos para essa fase e têm como objetivo não interferir na qualidade do leite e, ao mesmo tempo, oferecer o efeito contraceptivo. Há dois tipos de pílulas anticoncepcionais, e a recomendada durante a amamentação é a que tem progestagênio. As pílulas com estrogênio e derivados da progesterona não devem ser usadas nessa fase, pois alteram a qualidade e reduzem a quantidade de leite.

- Na menopausa, a mulher necessariamente seca por dentro?
Mito. A menopausa traz algumas mudanças físicas e, entre elas, pode aparecer um ressecamento da mucosa vaginal que atrapalha as relações sexuais. Mas esse transtorno pode ser facilmente corrigido com reposição hormonal. Para isso, procure um ginecologista.


Equipe Drogaria do Povo On-Line


QUER RECEBER MAIS DICAS ?   CURTA A NOSSA PAGINA !



veja outras noticias...




Formas de Pagamento
Redes Sociais
  
ITDStudio.com Web System e Design - © Copyright 2011 - All Right Reserved