Obesidade prejudica a imunidade e pode aumentar o risco de infecções
Data de Publicação 21.06.2013 às 11:38
Tecido gorduroso produz substâncias que afetam o sistema imunológico.
Por isso, os obesos estão mais sujeitos a diversos problemas de saúde.

Todo mundo se preocupa com os riscos que a obesidade traz principalmente para o coração.

Mas nem todos lembram que o excesso de peso pode também afetar o sistema imunológico e, por isso, aumentar as chances de infecções e diversos outros problemas de saúde, como explicaram o endocrinologista Alfredo Halpern e a infectologista Nancy Bellei no Bem Estar .

Bem Estar - Infográfico sobre obesidade e imunidade (Foto: Arte/G1)

Isso acontece porque a obesidade aumenta a reação inflamatória do organismo em um nível muito mais alto do que o normal.

Além disso, estudos mostram que o tecido adiposo produz substâncias que prejudicam o trabalho das células de defesa e, por isso, elas não conseguem mais eliminar "corpos estranhos", como vírus e bactérias, por exemplo. Entenda no infográfico ao lado.

Portanto, quem engorda costuma ficar mais doente e pegar mais infecções, mas isso é reversível.

Um estudo da Unifesp na cidade de Santos, no litoral de São Paulo, mostrou o contrário: quem emagrece, deixa de pegar infecções e fica mais resistente, como mostrou a reportagem no Bem Estar.

Segundo o pesquisador Ricardo Badan Sanches, quando o paciente perde cerca de 5% a 10% do peso corporal, ele já começa a ter melhoras significativas da inflamação causada pela obesidade e, consequentemente, tem uma melhora também no seu sistema imunológico.

Foi o caso da Maristela que, em onze meses, perdeu 22 kg, quase 20% a menos do que pesava .

Além de reduzir o peso e suas medidas, ela reduziu também os indíces que tudo que fazia mal ao seu corpo e a única substância que aumentou foi a adiponectina, que ajuda a melhorar a imunidade e reduz o risco de problemas como infecções, resfriados e gripes. Ela explicou que, por causa da perda de peso, ela parou de ficar doente e, quando fica, a recuperação é mais rápida e menos complicada.

Mas não é apenas a imunidade que a obesidade prejudica - o excesso de gordura reduz também o espaço da caixa torácica, o que afeta muito o pulmão e a respiração.

Por isso, as pessoas que estão acima do peso e pegam a gripe H1N1, por exemplo, podem correr mais risco de ter uma pneumonia e complicações mais graves. Isso mostra que, manter o peso e uma dieta saudável, não é apenas uma questão estética, mas importante para a saúde e prevenção de diversos problemas.

Equipe Drogaria do Povo On-Line