institucional | cartão fidelidade | Convênios | Encarte | R. Humanos | RELACIONAMENTO | nossas lojas
Ácido Fólico: Vitamina Essencial para sua Saúde
Data de Publicação 30.09.2016 às 10:15
Ácido Fólico: Vitamina Essencial para sua Saúde
O folato, também conhecido como metilfolato ou vitamina B9, é uma vitamina do complexo B, solúvel em água e presente em diversos alimentos. O ácido fólico é a forma sintética do folato, utilizado como um suplemento e como um aditivo alimentar (enriquecimento de farinhas, etc.)

Obs: Para confundir um pouco, normalmente quando você encontra em textos o termo “ácido fólico”, o termo está se referindo genericamente à vitamina B9, sem fazer distinção entre a forma natural (folato) e a forma sintética (ácido fólico). Para simplificar, uso essa mesma convenção aqui. Porém, alguns pesquisadores acreditam que há diferenças funcionais entre os dois, assunto que trato em uma seção à parte mais adiante no texto.

Benefícios do Ácido Fólico

* Para as grávidas, o ácido fólico é especialmente importante para um bom desenvolvimento do feto e formação do tubo neural. A suplementação deve começar pelo menos um mês antes da gravidez e é essencial nas primeiras oito semanas após a concepção. Isto porque é neste período que ocorre o desenvolvimento do sistema nervoso e tubo neural do feto.

* O ácido fólico é importante para a função cerebral adequada e desempenha um papel importante na capacidade cognitiva e na saúde mental e emocional. Mais de 40% dos casos de depressão são causados pela falta de folato no organismo. Ele age como cofator na produção de serotonina, um neurotransmissor que garante o bom humor.

* O ácido fólico fortalece o sistema imunológico.

* O ácido fólico tem papel importante na saúde da pele, unhas e cabelos. Ajuda no crescimento de unhas e cabelos, combate a acne e a dermatite, deixa a pele com um brilho saudável e com a oleosidade controlada.

* O ácido fólico combinado com as vitaminas B6 e B12 formam  uma coenzima que reduz os níveis de homocisteína, um aminoácido que em excesso afeta o aparelho cardiovascular de forma negativa, impedindo a reparação celular (um processo conhecido por metilação). Altos níveis de homocisteína contribuem para o endurecimento dos vasos sanguíneos, o que eleva a pressão arterial.

* Ajuda na produção de DNA e na formação de novas células saudáveis. Além disso, junto com a vitamina B12, o ácido fólico ajuda a formar os glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio pelo sangue.

* A presença adequada de ácido fólico é muito importante nas fases de crescimento e desenvolvimento do corpo humano. Esta vitamina participa da formação e multiplicação de todas as células, incluindo as sanguíneas e as de defesa, e da formação de proteínas.

Ácido Fólico: Vitamina Essencial para sua Saúde

Deficiência de Ácido Fólico

Caso o consumo de ácido fólico não seja suficiente, ao longo do tempo pode se desenvolver anemia megaloblástica: hemácias anormalmente grandes, incapazes de transportar o oxigênio adequadamente para todas as células. Os sintomas desta doença incluem fraqueza, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração e falta de ar.

Para as mulheres grávidas, a ingestão insuficiente de ácido fólico, especialmente durante o primeiro trimestre, aumenta o risco de um bebê com defeitos no tubo neural. Por isso é importante tomar a suplementação indicada pelo médico e já conversar com ele sobre isso antes mesmo de engravidar se for possível.

Ácido Fólico: Vitamina Essencial para sua Saúde

Fontes Naturais de Ácido Fólico (Folato)

Entre os diversos alimentos que contém folato, as fontes mais ricas são:

* Fígado; principalmente de galinha, mas também de boi e de porco

* Folhas verdes escuras; espinafre, mostarda, couve, etc.

* Aspargos

* Abacate

* Algumas frutas: mamão, laranja, morango e amora

* Feijões e lentilha

* Brócolis e couve-flor

* Sementes de girassol e linhaça

Folato, Ácido Fólico e Suplementação

Ácido Fólico: Vitamina Essencial para sua Saúde

Como eu disse no início do post, os termos ácido fólico e folato normalmente são usados como sinônimos, mas tecnicamente são diferentes. O folato é a verdadeira vitamina B9, como é encontrada na natureza. O ácido fólico é a forma sintética da vitamina, desenvolvida em laboratório.

Acontece que o ácido fólico é quimicamente diferente de folato e, segundo alguns pesquisadores, essa diferença é importante. Ela resultaria em diferenças na absorção e no processamento destas duas substâncias pelas células da parede intestinal. Além disso, em grávidas, a substância não passaria da placenta para o feto da mesma forma natural que acontece com o folato.

O ácido fólico sintético é sim convertido em folato no organismo, mas essa conversão é incompleta, deixando ácido fólico não-metabolizado na corrente sanguínea. Em excesso, poderia causar uma série de problemas como alguns tipos de câncer (mama, de cólon e próstata), e diminuição de algumas células do sistema autoimune.

Na dúvida, o ideal sempre é obter o folato natural, através dos alimentos. A suplementação com ácido fólico, a princípio funciona bem e é necessária em muitos casos, a preocupação é sempre com o excesso. Isso por quê além do folato em alimentos naturais, existem diversos alimentos industrializados fortificados com ácido fólico.

Para quem se preocupa com o excesso de ácido fólico, existem também suplementos de folato natural, ao invés do ácido fólico sintético. Ele é bem mais caro, mas garante a fonte da vitamina em sua forma mais natural. No Brasil é difícil encontrar suplementação de folato, mas em sites estrangeiros é bem comum.


Equipe Drogaria do Povo On-Line


QUER RECEBER MAIS DICAS ?   CURTA A NOSSA PAGINA !



veja outras noticias...




Formas de Pagamento
Redes Sociais
  
ITDStudio.com Web System e Design - © Copyright 2011 - All Right Reserved